[Coluna] – De olho na literatura – Na Semana Euclidiana… Por Madu G. R.

img_3543

Pensar em algo espetacular, pensar em uma semana maravilhosa, em uma semana de estudos produtivos e em amizades é pensar na Semana Euclidiana!

Semana essa que foi idealizada por Oswaldo Galotti, um conterrâneo, me trazendo mais orgulho de ter nascido e morar na cidade de Espírito Santo do Pinhal.

Oswaldo

Oswaldo Galotti

Médico Dr. Oswaldo Galotti de Espírito Santo do Pinhal, faleceu no dia 13 de agosto de 2001. Idealizador da Semana Euclidiana.

Esses sete dias ocorrem de 09 à 15 de agosto, em São José do Rio Pardo, cidade onde Euclides da Cunha escreveu parte de Os Sertões, enquanto construía a ponte que só é possível que se passe um carro, motivo de indignação para alguns moradores, embora eu ache um ponto belíssimo da cidade. A semana tem como intuito proporcionar um ciclo de estudos para milhares de pessoas sobre Euclides da Cunha e sua obra máxima, Os Sertões, livro esse de grande esplendor em nosso país; que mostrou a todos um pouco do sertão, a guerra de canudos, Conselheiro e também sobre a beleza da nossa terra.

163738-050-1C018320

Euclides da Cunha

Euclides Rodrigues da Cunha , nasceu em 20 de janeiro de 1866 e faleceu no Rio de Janeiro em 15 de agosto de 1909; foi um escritor e jornalista brasileiro. Escreveu Os Sertões.

Antonio_Conselheiro

Antônio Conselheiro

Antônio Conselheiro, líder religioso brasileiro; nasceu em 1830 e veio a falecer em 1897 na cidade de Canudos, Bahia.

Alguns trechos do livro:

“O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral”

“E o sertão é um vale fértil. É um pomar vastíssimo, sem dono”

“E o sertão é um paraíso…”

“Um ou outro soldado, indisciplinadamente, revidava, disparando à toa, a arma, para os ares. Os demais, sucumbidos de fadigas, caídos sobre os fardos por ali esparsos a esmo, estirados sobre o chão duro, quedavam-se inúteis abraçando as espingardas…”

Imagens de alguns dos anos que o evento foi realizado:

1990

Ano de 1990.

1998

Ano de 1998.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Ano de 2005.

2016

O ano que eu não poderia deixar de colocar, 2016.

E agora, por fim, o que resta é esperar o próximo ano, enquanto o coração se aperta em saudades pelas lembranças maravilhosas!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *