[Coluna] Variedades – Só se for agora, por Edson Luiz Pocahi

unnamed-6

Só se for agora!

Todos os dias ouvimos casos, são pessoas conhecidas, da família, um roqueiro famoso, um ator, nas páginas dos jornais, no telejornal. Tem eventos mais marcantes, outros nem tanto, mas servem de alerta, pois ela está sempre presente, sempre rondando, vem para todos, mesmo não querendo sua visita, uma hora ela chega, e sem avisar.

Às vezes o encontro é em um piscar de olhos, uma fração de segundo, mas mesmo rápido, ainda dá tempo de passar o filme da sua vida na sua frente, pelo menos é o que dizem aquelas pessoas que negociaram um tempinho mais…

Às vezes, esse encontro é prolongado, um namoro até, e em outros casos, até um casamento. Basta estar vivo, não é mesmo? É, a morte chega para todos, e sem avisar. Muitas pessoas não gostam nem de pensar muito nela, está certo até, mas, como disse no início, ela se faz lembrar, ela está todos os dias a nossa volta, e nos meios de comunicação.

Que texto sombrio, não? Algumas pessoas pensarão assim, mas, é a realidade. E a minha intenção é de lhe lembrar que há muitos motivos para viver, para ser feliz, e para fazer o bem. A seguir, algumas dicas para você ficar bem consigo mesmo e com todos que ama:

  • Se você se desentendeu com o seu irmão ou sua irmã, seu pai, sua mãe, um primo ou uma amiga de longa data, que tal acabar com isso? Tente tirar a palavra “perdão” do dicionário e use-a em sua vida! Você vai se sentir muito mais leve! Deixe o orgulho de lado, por mais grave que algo tenha ocorrido, todos erramos, estamos nessa vida para aprender, para aprender a amar, aprender a viver juntos, e claro, aprender a perdoar também! Não deixe que aquela visita indesejada estrague a sua reconciliação. Tenha atitude, aproxime-se, perdoe, você é capaz!

 

  • Sabe aquela conversa importante que você queria ter com seu filho, sua filha, com a sua esposa ou marido, aquele assunto importante que você diz para você mesmo que vai chegar uma hora oportuna para iniciar a conversa. Mas, essa hora não chega, e ela não sai da sua cabeça. Peça um momento para conversar sobre isso, seja corajoso, abra o coração, diga aquilo que você considera importante, diga que é uma coisa que queria falar em uma oportunidade, mas o momento passou, mas você ainda considera importante, e fale!

 

  • Você sempre desejou aprender algo e nunca achou tempo para se dedicar? Ache um tempo, esse tempo é seu, é para a sua felicidade e crescimento! Busque oportunidades de aprender, saiba como, quanto custa, onde é, coloque no papel, na sua agenda, escreva aquilo que você quer e a data que irá começar! Um passo de cada vez, uma pequena meta atrás da outra, você chega lá! Quebre seu grande sonho em pequenos sonhos e você verá que é possível!

 

  • Sempre sonhou em viajar para algum país, mas nunca teve dinheiro? Tempo? Foco? O tempo está passando, a vida passa rápido, e nada é mais importante que a sua felicidade! Que tal se programar? Pesquise, informe-se, saiba quanto, como, onde? Sabia que tem até consórcios para viagens hoje em dia? Enquanto paga as parcelas, você vai fazendo o plano de viagem, pesquisando onde visitar, o que olhar, o que fazer, como será feito…

 

Você não pode adiar mais aquilo que precisa ser feito, aquele abraço que precisa ser dado, aquele beijo, aquela palavra que precisa ser dita, aquela viagem tão sonhada, aquele projeto deixado de lado, aquele objetivo jogado na gaveta, esquecido. Se você não agir, agora nesse instante, no momento presente, nada será realizado, se você não botar fé em você mesmo e nos seus sonhos, vai botar fé onde? E em quem?

Não se arrependa no futuro, de não ter tentado. Não se arrependa de não ter feito algo quando estiver passando o filme da sua vida na sua frente. Agora, e só agora, pode ser feito! Só agora, você pode se levantar e fazer algo!

Só o agora, é o que temos, e devemos ser gratos, pois a nossa vida é única, e nós temos tudo para realizar aquilo que queremos: energia vital, inteligência, força de vontade e o instante presente!

 

Edson Luiz Pocahi

edsonluizpocahi.net

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *