[Resenha] O Encantador de Livros, de Lucas de Sousa – Ler Editorial

Olá leitores!

ler1Título: O Encantador de Livros
Autor: Lucas de Sousa
ISBN: 978-85-68925-33-1
Páginas: 148
Gênero: Infanto-juvenil
Editora: Ler Editorial
Cortesia da editora

Compre aqui

Sinopse:

Um lugar mágico, onde a leitura é mais que uma paixão, os moradores são leitores insaciáveis e as árvores são recheadas de frutos e livros. Conheça o Encantador de Livros, um contador de histórias capaz de fazer os livros voarem, e Benjamim, um menino analfabeto que, juntamente com seus amigos, terá que salvar a cidade de uma terrível ameaça.

Resenha:

Falar sobre O Encantador de Livros do autor Lucas de Sousa é simplesmente mágico. A primeira coisa que me chamou a atenção para este livro foi a capa. É linda demais! E a sinopse serviu para me instigar ainda mais a conhecer a história de Benjamim, um garoto analfabeto que vive com a madrasta Eunice. Benjamim é amante dos livros e passa seus dias arrecadando livros pelas ruas e se aventurando com seus amigos Clarice, André, Nicolas e Ariane na Cidade dos Livros, uma cidade mágica onde todo mundo adora ler, seja em praças, andando pelas ruas, em pontos de ônibus e a qualquer hora.

Benjamim é um personagem doce e de uma sensibilidade tocante, guarda seu segredo dos amigos por vergonha de não saber ler em uma cidade que todos leem o tempo todo. Tudo parece perfeito, até que a cidade fica em total agitação aguardando a chegada do maior contador de histórias do mundo; o Encantador de Livros, um homem misterioso que tem o poder de dar vida aos livros. Mas, a tão aguardada chegada não acontece, e o prefeito da cidade, Bonanza, anuncia que os livros de fantasia serão extintos da cidade para dar lugar ao mundo tecnológico deixando todo mundo em estado de choque. E é nesse momento que Benjamim e seus amigos arquitetam um plano para salvar a cidade e encontrar o Encantador de Livros.

Me apaixonei pelo livro. A escrita de Lucas é romantizada e mágica. Assim que iniciei a leitura, fui levada diretamente para dentro da história. Consegui imaginar cada acontecimento, cada cena e cada personagem.

Lucas criou seus personagens com capricho e delicadeza. Benjamim foi o que mais me encantou, não tem como não se apaixonar por ele. Adorei as crianças, a Beatriz, dona da loja de chocolates que me fez lembrar muito da personagem Tia Anastácia do Sítio do Pica-Pau Amarelo de Monteiro Lobato, a mesma simpatia. Já Eunice, no início me fez pensar que faria o tipo madrasta má, mas com o decorrer da história nota-se que sua maneira rude é somente resultado da vida de privações que ela passa com Benjamim.

Um livro que fala do amor pelos livros, da fantasia que nos transporta para mundos inimagináveis, de sonhos e realizações, de amor e amizade e da importância do aprendizado. Um livro para leitores de todas as idades.

A capa é linda e encantadora. As páginas amarelas e de ótima qualidade. Diagramação incrível, cada início e final dos capítulos são marcados por lindas ilustrações. Uma das capas mais lindas que vi até o momento.

Recomendo!!

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *