[Resenha] Farmácia Literária, de Ella Berthoud e Susan Elderkin – Verus Editora

farmacia literaria verusTítulo: Farmácia Literária
Autor: Ella Berthoud e Susan Elderkin
EAN: 9788576862864
Gênero: Guia
Páginas: 376
Editora: Verus Editora
Cortesia da editora

Onde comprar

Sinopse:

Para criar esta obra, as autoras viajaram por dois mil anos de literatura, selecionando livros que promovem felicidade, inspiração e sanidade, escritos por mentes brilhantes que nos mostram o que é ser humano e nos permitem identificação ou até mesmo catarse. Estruturado como uma obra de referência, em Farmácia literária os leitores podem simplesmente procurar por sua doença, seja ela agorafobia, tédio ou crise da meia-idade, e encontrarão um romance como antídoto. A biblioterapia não discrimina entre as dores do corpo e as da mente (ou do coração). Está convencido de que tem sido covarde? Leia O sol é para todos e receba uma injeção de coragem. Vem experimentando um súbito medo da morte? Mergulhe em Cem anos de solidão para ter uma nova perspectiva da vida como um ciclo maior. Ansioso porque vai dar um jantar na sua casa? Suíte em quatro movimentos, de Ali Smith, vai convencê-lo de que a sua noite nunca poderá dar tão errado. Brilhante e encantador, Farmácia literária pertence tanto à estante de livros quanto ao armário de remédios. Esta obra vai fazer com que até mesmo o leitor mais aficionado descubra um livro do qual nunca ouviu falar e enxergue com outros olhos aqueles mais familiares. E, mais importante, vai reafirmar o poder da literatura de distrair e fazer viajar, repercutir e curar, além de mudar a maneira como vemos o mundo e nosso lugar nele.

Resenha:

A resenha de hoje é sobre um livro super bacana que não pode faltar na nossa estante – Farmácia Literária, um guia publicado pela Verus Editora, selo do Grupo Editorial Record.

Biblioterapia é o tema que engloba toda narrativa deste livro. Nele, encontramos ‘receitas’ para a cura de diversos males, tanto físico quanto emocional, mas, nada comparado aos costumeiros medicamentos encontrados nas farmácias da vida, e sim encontrados em belas e até desgastadas embalagens contendo em seu interior palavras que se unem e se tornam belíssimas histórias, que são facilmente encontradas em qualquer livraria ou biblioteca, e o nome desse antídoto chama-se – Livros. As autoras, Ella e Susan montaram um serviço de biblioterapia em Londres,e desde então prescrevem livros virtual ou pessoalmente para o mundo todo.

Farmácia Literária conta com mais de 400 livros para curar males diversos. O guia é organizado por males de A a Z além de várias notas sobre os ‘males ligados à leitura’, que achei de suma importância, pois fala de alguns hábitos que adquirimos ao longo dos anos dedicados à leitura.

Farmácia Literária é um estímulo, uma caixa de surpresas fascinante, com dicas e mais dicas de livros para cada momento de nossas vidas. Um elixir poderoso capaz de nos levar para viagens incríveis, situações cômicas ou até desconcertantes. Mostra-nos caminhos a seguir para deixar de lado aquela tristeza que repentinamente nos acomete a alma, ou o medo, ao terminar aquele livro tão amado que tirou nossos pés do chão em deixá-lo cair no esquecimento com o passar do tempo. Fórmulas incríveis de como manter sua estante organizada e ativa, quando devemos passar adiante aquele livro que não nos tocou como deveria, ou que não conseguimos nunca concluir a leitura.

É incrível o que pode ser encontrado dentro deste livro, assim que iniciei a leitura foi como tivesse encontrado um antídoto para todos os males da vida em forma de letras. Temos a oportunidade de conhecer títulos nunca vistos que despertam interesse logo de cara.  Afinal, as autoras viajaram por dois mil anos de literatura, selecionando livros para promover o bem estar, escritos por diversas mentes brilhantes.

Farmácia Literária pertence tanto à estante de livros quanto ao armário de remédios, nele, podemos encontrar um romance como antídoto para cada ‘doença’ .

Um excelente guia de cabeceira, ou melhor, um remédio certo para se ter na cabeceira.

Recomendo.

A capa é linda, edição incrível, páginas amarelas ótimas para leitura.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *