[Resenha]Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné, de Susana Ventura e Helena Gomes – Editora Biruta

Olá queridos leitores!!

É com muita satisfação que abro este espaço para a literatura infantil no Entre Resenhas – Barquinho de Letras. Em meio à tantas mudanças e acontecimentos que surgem ao longo do caminho, educar os filhos está cada vez mais complicado e, conseguir despertar o interesse dos nossos pequenos pela leitura é fundamental. Então, espero que vocês gostem deste novo espaço dedicado não só as crianças, mas também aos leitores apaixonados pela literatura infantil. Eu amo!!

E para abrir este espaço trouxe a resenha de um livro muito apaixonante e repleto de fábulas.

Dragoes-macas-e-uma-pitada-de-cafuné_CAPA-208x300Título: Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné – Contos de fadas para pensar sobre ética
Autoras: Susana Ventura e Helena Gomes
Ilustrador: Alexandre Camanho
ISBN: 978-85-7848-169-8
Páginas: 104
Gênero: Literatura infanto juvenil
Editora: Biruta
Fonte: Cortesia da Editora
Compre aqui

Sinopse:

O bem e o mal podem causar muita confusão na nossa cabeça. É difícil saber o que é certo e o que é errado, pois algo que é considerado errado hoje pode ser certo amanhã. Viu como é complicado? Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné, além de levar você ao universo dos contos de fadas, chega para provocar reflexões sobre assuntos em que você talvez nunca tenha pensado. Com estas leituras, esperamos que as sementes do questionamento sejam plantadas por aí. Seria ótimo se você ajudasse a regá-las.

Resenha:

A resenha de hoje é sobre o livro Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné Contos de fadas para pensar sobre ética recomendado para crianças a partir de nove anos de idade, mas tenho certeza que qualquer leitor de qualquer idade assim que bater os olhos nessa encantadora coleção vai se apaixonar, como eu!!

Como saber o que é certo ou errado, o bem e o mal, quando vivemos em mundo em constante  transformação? Difícil, não?

Para ajudar crianças e jovens  começarem a analisar certas questões de conflitos, as autoras Susana Ventura e Helena Gomes, apaixonadas por contos de fadas criaram a Coleção Contos e Contadoras, trazendo como primeiro volume da coleção, Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné.

Susana e Helena reuniram oito contos de diferentes regiões e diversas culturas do mundo para mostrar como melhor viver em grupo ou em sociedade e saber como entender certas regras e mudanças que podemos enfrentar, como nos orientar à respeito da  nossa conduta, nossas ações e como relacionarmos uns com os outros.  Ética envolve dúvidas e reflexões, e nestes oito recontos em Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné podemos parar e analisar cada acontecimento e atitude tomada pelos personagens.

Em meio a personagens únicos e cativantes e muita magia, as autoras nos levam para um mundo de reflexões e conclusões, além de conhecermos vários  contos de fadas incríveis e diferentes.

O livro é um chamado, uma forma de fazer nossas crianças e jovens cultivarem o questionamento, refletirem sobre questões conflitantes. É saber como discernir o certo do errado, é compreender que precisamos de ética em tudo que fazemos em nossas vidas para colher bons resultados.

O livro é encantador, lindo demais, me apaixonei pela capa e pelos recontos, cada qual trazendo um significado diferente mostrando como é importante ter persistência, força de vontade, esperança, união e  amor por mais que possamos nos encontrar em situações difíceis, os bons sentimentos e a ponderação nos farão vencedores.

Difícil escolher o conto que mais me cativou, todos trazem um significado especial, cada um à sua maneira me fisgou e ficou impossível largar o livro. (Li em poucas horas).

A edição está simplesmente maravilhosa, a capa nem preciso dizer que me apaixonei à primeira vista, o título então, idem. A diagramação caprichada deu um toque a mais de encantamento em toda obra. E o ilustrador simplesmente arrasou nos desenhos, lindos!!! Tenho que parabenizar a Editora Biruta pelo trabalho tão lindo!

Um presente educativo, importante e encantador.

Recomendo!!

Louca pelos próximos volumes da coleção:

Bruxas, fadas e uma sardinha na brasa – Contos de fadas para pensar sobre o papel da mulher

Reis, moscas e um gole de morte – Contos de fadas para pensar sobre justiça

Beijos amores 🙂

Esta resenha foi escrita originalmente por mim para o Portal O Literário.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *