[Resenha] Sementes do coração – aqui está o segredo da sua força, por Renata Maiochi

sementesTítulo:  Sementes do coração – aqui está o segredo da sua força.
Autor: Kentetsu Takomori
ISBN: 9788565166027
Gênero: Filosofia Oriental
Páginas: 192
Editora: Satry
Cortesia da editora

Compre aqui

Sinopse:

Duas pessoas ouvem a mesma história. Uma avança um grande passo, a outra continua igual a antes. Por que essa diferença?

Kenshin Uesugui (1530-1578) foi um poderoso daimiô que, no século XVI, governou a província de Echigo (atual Niigata), no Japão. Quando lhe perguntaram, “Onde está o segredo de sua força?”, ele respondeu: “Naquilo que Yoshitsune Minamoto (1159-1189) me ensinou”.

Yoshitsune foi o general que liderou as forças de Guenji na batalha Guenpei (1180-1185). Foi um combate decisivo que terminou com a vitória de Guenji e marcou a transição da era clássica para o feudalismo no Japão. Hoje, Yoshitsune é considerado um dos samurais mais notáveis na história japonesa.

Kenshin Uesugui esclareceu aquela sua resposta: “A maioria das pessoas lê esse conto apenas como um relato de episódios que aconteceram no passado e por isso não absorve a mensagem para aperfeiçoar a si própria. Quando leio o Conto de Heike faço sempre uma reflexão, principalmente sobre os combates liderados por Yoshitsune, e me pergunto: ‘O que eu faria se estivesse em seu lugar? E assim são muitas as lições que aprendo com Yoshitsune”.

Sem dúvida, faremos descobertas maravilhosas se lermos os episódios históricos ou as fábulas aplicando a sua mensagem à realidade de nossas vidas. Os tempos mudam, mas o espírito dos seres humanos continua o mesmo. Nossos antepassados também passaram pelas dificuldades e sofrimentos que enfrentamos hoje. Estudar as causas do sucesso ou do fracasso daqueles que viveram no passado e refletir sobre isso nos ajudará a levar uma vida melhor.

Resenha:

Depois da noite, vem sempre o amanhecer. O inverno termina para dar lugar à primavera. Mais cedo ou mais tarde, se a semente plantada for boa, com certeza dará bons frutos”. Assim começamos nossa viagem por esse gigante livro, com muitas fábulas e mensagens que são capazes de transformar a sua maneira de pensar.

Kentetsu Takamori, professor de Budismo, nos apresenta em Sementes do Coração – Aqui está o segredo da sua força, uma coletânea maravilhosa com ensinamentos  tirados através de Conto de Heike que te induzem à diversos tipos de reflexão, especialmente, em relação ao outro.

A cada página virada, encontramos uma grande mensagem, algumas de folha inteira, outras, nem  por isso menos importantes, de apenas uma frase. Interessante notar a sutileza destacada em cada capítulo, o quanto cada conto traz consigo aquele conselho velado… Pense no outro! Ou ainda… Lute! Você vai chegar lá!

Quando recebi Sementes do Coração – Aqui está o segredo da sua força, a intuição que tive primeiramente, foi a de … Nossa que facinho !! Com toda certeza em menos de dois dias terminarei a leitura! Ledo engano! Acho que Kentetsu Takamori, quando escrevia esse livro, sabia exatamente, que não seria nada fácil, desenvolver um livro, que te leva a meditação após cada capítulo, tola seria eu em devorar algo que muito me ensinou.

Para mim, não há nada mais prazeroso do que ler, acho que a cada contracapa virada, transformo um pouco mais quem eu sou. Em cada livro me modifico um pouco, e acredito fielmente, que numa pessoa melhor. Nesse livro, as coisas foram um pouco diferentes, normalmente não leio autoajuda – e acho que Sementes do Coração, está bem voltada para isso- mas a cultura japonesa é algo que me encanta, e vi nesse livro a oportunidade de saber pelo menos um pouco o que esse povo, com uma sabedoria gigante tem para nos dizer. E posso falar abertamente: Valeu a Pena!

Com 96 contos, muito bem distribuídos em 192 páginas traduzidas por José Rubens Siqueira e Alice Marsh, com uma diagramação perfeita e de presente ilustrações maravilhosas feitas por Omar Sánchez, Sementes do Coração- Aqui está o segredo da sua força, é daqueles livros que se eu pudesse te aconselhar para que faça alguma coisa, eu aconselharia… leia!  Com toda calma, absorvendo cada palavra extraordinariamente descrita. Leia, e tenho certeza, que depois de virar a contracapa, a semente estará plantada, e logo florescerá algo dentro de você, algo que te faça descobrir que a força que talvez procure, não está muito longe, basta olhar para dentro.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *